Contactos Página inicial
acesso rápido
 
Empresa
Infra-estruturas
Informação institucional
Equipamento fabril
Videos
   |    PORTUGUÊS
 

 
A Tegopi > Empresa
Empresa
 
Empresa
 

 

Em Abril de 1946 foi fundada na cidade do Porto a  sociedade “Teixeira Gomes & Pinho”, com capital social de 50.000$00. Foram seus fundadores Manuel de Pinho e António Teixeira Gomes, aos quais em breve se associou Eduardo Correia de Barros Antunes, fixando-se então o capital social em 75.000$00.
 
A principal actividade era na altura instalações eléctricas de baixa e alta tensão. Em finais da década de 50, e mostrando-se as instalações do Porto insuficientes, a empresa transferiu-se para Vilar do Paraíso – Vila Nova de Gaia, onde se mantém até hoje.
 
O surgimento de grandes projectos industriais – celuloses, cimenteiras, petroquímicas – em meados da década de 60 levou o reposicionamento da empresa cada vez mais na área da metalomecânica, além de uma área de negócio dedicada ao projecto, fabrico e comercialização de pontes e pórticos rolantes, área onde se tornou líder de mercado. A marca “TEGOPI” ostentada por estes equipamentos de elevação e movimentação, tornou a empresa conhecida em todo o País.
 
A sólida estrutura financeira, a grande diversidade de projectos em que estava envolvida e o óptimo ambiente nas relações laborais, levaram a que o período do 25 de Abril de 1974 fosse ultrapassado sem grandes dificuldades.
 
Em 1976 procede-se ao aumento do capital social inicial. Em 1988 a empresa transforma-se em sociedade anónima passando a designar-se “TEGOPI – Indústria Metalomecânica S.A.”
 
Em Outubro de 1990 rompe-se a característica familiar que tinha marcado a TEGOPI até então, pela aquisição de capital accionista por parte de Francisco António Fernandes S.A. e Grupo Quintas & Quintas. Em 1993 este Grupo adquire a participação de Francisco António Fernandes, ficando a deter posição maioritária na empresa. Em 2004 o Grupo Quintas & Quintas passa a deter 100% do capital.
 
A partir daqui a Tegopi passou a ter uma cada vez maior componente de exportação, que até então tinha sido esporádica, resultante de fabricos novos: chassis mecano-soldados, equipamentos de movimentação de contentores, estruturas para a geração eólica, módulos de equipamento eléctrico. Actualmente o peso da produção para a geração eólica representa cerca de 70% da carteira de encomendas global da Tegopi e os produtos por ela fabricados podem ser vistos em parques eólicos de todo o mundo.

 

 
 
 

 
Contactos |Adicionar aos favoritos
     © Copyright Tegopi 2018